Oficina


EMENTA:
Estudo e discussão de problemas relacionados à diversidade e cultura, tais como: relativos a acervos fotográficos; patrimônio cultural; as bibliotecas e arquivos digitais; à imagem e à memória; à inteligência organizacional e competitiva; às políticas de informação do Estado; à gestão dos patrimônios documentais; e à representação e organização da informação e do conhecimento.

OBJETIVOS:
•        Possibilitar a formação continuada de professores do Sistema Municipal de Ensino de Itapina, em processo de reflexão/ação;
•        Favorecer projetos pedagógicos que resgatem identidades e aperfeiçoem propostas educativas voltadas para a cultura local;
•        Construir metodologias de produção e da leitura de imagens, reconhecendo-as simultaneamente como obras de arte e documentos históricos;
•        Discutir o tema da transformação das cidades, memórias e ressignificação dos espaços;
•        Fomentar a elaboração de projetos interdisciplinares na educação básica, e fora dele, a partir da leitura de imagens;
•        Fortalecer a parceria entre escolas de ensino fundamental, Secretaria de Cultura, Espaços de Memória (Museus, arquivos e Bibliotecas) e Patrimônio Cultural do município
•        Revisar os princípios e principais conceitos do patrimônio cultural capixaba, com vistas a compreender suas especificidades através dos documentos imagéticos produzidos pelo grupo, considerando que os materiais fotográficos podem ser encarados como ocorrência típica de tal universo.
•        Capacitar os participantes para a identificação de materiais imagéticos de natureza patrimonial e aplicar procedimentos pertinentes à sua organização, priorizando o contexto de produção, a fim de garantir a compreensão dos principais conceitos do patrimônio cultural.
• Possibilitar aos participantes uma aproximação com as TICs (Tecnologias da Informação e da Comunicação) e desenvolver a capacidade do processo criativo voltado para a execução de projetos culturais.

PROGRAMA:
1. A história da imagem e sua utilização na história da humanidade.
2. A fotografia e o patrimônio cultural
4. A organização da informação e a gestão do conhecimento.
5. A organização de arquivos pessoais.
6. Como elaborar um projeto cultural: captação, execução, estudo de caso e prestação de conta.
7. O blog e a aprendizagem na rede: o uso das TICs em projetos culturais e no processo de ensino e aprendizagem.
8. Como organizar uma exposição.

METODOLOGIA:
Os conteúdos e práticas implicados na oficina serão abordados através de:
·        Aulas expositivas;
·        Levantamento de informações a respeito da localidade e de seus acervos através dos arquivos pessoais, institucionais e história oral.
·        Leitura e discussão material da bibliografia básica selecionados a partir da definição da temática a ser abordada na oficina.
·        Aula de campo para registros fotográfico, entrevistas as famílias da localidade e visitas técnicas a instituições de memória e conhecimento.
·        Produção de textos e de material que irá compor a exposição final (os quais se desenvolverão de forma articulada às temáticas, de conteúdo e metodologia cursadas pelos participantes, durante a oficina).
·        Organização da informação e análise de acervos públicos e privados coletados pelos participantes.

CARGA HORÁRIA:
40 horas (30 horas presenciais e 10 horas à distância).
Aulas presenciais: 20 de fevereiro, 05 de março, 19 de março,  9 de abril e 7 de maio de 2016, das 09 às 16 horas. Local: Itapina, Colatina-ES.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
A bibliografia que se segue indica as principais referências que serão feitas e utilizadas em aula.
BOADAS, Joan; CASELLAS, Lluís-Esteve; SUQUET, M. Àngels.Manual para la gestión de fondos y colecciones fotográficas. Girona: Biblioteca de la Imagen, CCG Ediciones - Ajuntament de Girona (CRDI), 2001, Disponível em:http://www.girona.cat/sgdap/docs/0256_Manual_Fotografic.pdf.
BRASIL. Arquivo Nacional. Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística. Rio de Janeiro, RJ, 2005. Disponível em:http://www.arquivonacional.gov.br/Media/Dicion%20Term%20Arquiv.pdf.
GONÇALVES, Janice.  Como classificar e ordenar documentos de arquivo.  São Paulo: AESP; AAB-SP, 1998. (Projeto como fazer, 2). Disponível em:http://www.arquivoestado.sp.gov.br/saesp/texto_pdf_11_Como%20Classificar%20e%20Ordenar%20Documentos%20de%20Arquivo.pdf. 
VIGIL, J. (Ed.). Imaginando: uso y aplicación de la fotografía en los procesos de aprendizaje. Madri: Universidad Complutense de Madrid, 2012. Disponível em:http://apalopez.info/GPAF/IMAGINANDO_texto_color.pdf.


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