EMENTA:
Estudo e discussão de problemas
relacionados à diversidade e cultura, tais como: relativos a acervos
fotográficos; patrimônio cultural; as bibliotecas e arquivos digitais; à imagem
e à memória; à inteligência organizacional e competitiva; às políticas de
informação do Estado; à gestão dos patrimônios documentais; e à representação e
organização da informação e do conhecimento.
OBJETIVOS:
•
Possibilitar a formação continuada de professores do Sistema Municipal de
Ensino de Itapina, em processo de reflexão/ação;
•
Favorecer projetos pedagógicos que resgatem identidades e aperfeiçoem propostas
educativas voltadas para a cultura local;
•
Construir metodologias de produção e da leitura de imagens, reconhecendo-as
simultaneamente como obras de arte e documentos históricos;
•
Discutir o tema da transformação das cidades, memórias e ressignificação dos
espaços;
•
Fomentar a elaboração de projetos interdisciplinares na educação básica, e fora
dele, a partir da leitura de imagens;
•
Fortalecer a parceria entre escolas de ensino fundamental, Secretaria de
Cultura, Espaços de Memória (Museus, arquivos e Bibliotecas) e Patrimônio
Cultural do município
•
Revisar os princípios e principais conceitos do patrimônio cultural capixaba,
com vistas a compreender suas especificidades através dos documentos imagéticos
produzidos pelo grupo, considerando que os materiais fotográficos podem ser
encarados como ocorrência típica de tal universo.
•
Capacitar os participantes para a identificação de materiais imagéticos de
natureza patrimonial e aplicar procedimentos pertinentes à sua organização,
priorizando o contexto de produção, a fim de garantir a compreensão dos
principais conceitos do patrimônio cultural.
• Possibilitar aos participantes uma
aproximação com as TICs (Tecnologias da Informação e da Comunicação) e
desenvolver a capacidade do processo criativo voltado para a execução de projetos
culturais.
PROGRAMA:
1.
A história da imagem e sua utilização na história da humanidade.
2.
A fotografia e o patrimônio cultural
4.
A organização da informação e a gestão do conhecimento.
5.
A organização de arquivos pessoais.
6.
Como elaborar um projeto cultural: captação, execução, estudo de caso e
prestação de conta.
7.
O blog e a aprendizagem na rede: o uso das TICs em projetos culturais e no
processo de ensino e aprendizagem.
8.
Como organizar uma exposição.
METODOLOGIA:
Os conteúdos e práticas implicados na oficina serão abordados através de:
·
Aulas expositivas;
·
Levantamento de informações a respeito da localidade e de seus acervos através
dos arquivos pessoais, institucionais e história oral.
·
Leitura e discussão material da
bibliografia básica selecionados a partir da definição da temática a ser
abordada na oficina.
·
Aula de
campo para registros fotográfico, entrevistas as famílias da localidade e
visitas técnicas a instituições de memória e conhecimento.
·
Produção de textos e de
material que irá compor a exposição final (os quais se desenvolverão de forma articulada às
temáticas, de
conteúdo e metodologia cursadas pelos participantes,
durante a oficina).
·
Organização
da informação
e análise de acervos públicos e privados
coletados pelos participantes.
CARGA
HORÁRIA:
40
horas (30 horas presenciais e 10 horas à distância).
Aulas
presenciais: 20 de fevereiro, 05 de março, 19 de março, 9 de abril e 7 de maio de 2016, das 09 às 16
horas. Local: Itapina, Colatina-ES.
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
A bibliografia que se segue indica as
principais referências que serão feitas e utilizadas em aula.
BOADAS, Joan; CASELLAS, Lluís-Esteve;
SUQUET, M. Àngels.Manual para la gestión de fondos y colecciones
fotográficas. Girona: Biblioteca de la Imagen, CCG Ediciones - Ajuntament
de Girona (CRDI), 2001, Disponível em:http://www.girona.cat/sgdap/docs/0256_Manual_Fotografic.pdf.
BRASIL. Arquivo Nacional. Dicionário
Brasileiro de Terminologia Arquivística. Rio de Janeiro, RJ, 2005.
Disponível em:http://www.arquivonacional.gov.br/Media/Dicion%20Term%20Arquiv.pdf.
GONÇALVES, Janice. Como classificar
e ordenar documentos de arquivo. São Paulo: AESP; AAB-SP, 1998.
(Projeto como fazer, 2). Disponível em:http://www.arquivoestado.sp.gov.br/saesp/texto_pdf_11_Como%20Classificar%20e%20Ordenar%20Documentos%20de%20Arquivo.pdf.
VIGIL, J. (Ed.). Imaginando:
uso y aplicación de la fotografía en los procesos de aprendizaje. Madri:
Universidad Complutense de Madrid, 2012. Disponível em:http://apalopez.info/GPAF/IMAGINANDO_texto_color.pdf.
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